quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Mangostão

Umas das frutas tropicais mais apreciadas, e certamente uma das mais estimadas frutas da família Guttiferae, o mangostão tem no latim a designação Garcinia mangostana L.

Embora a palavra manga possa fazer pensar tratar-se de uma espécie semelhante, não há qualquer relação botânica. Ambos não são relacionados nem em género nem em família.

O mangostão é bastante conhecido nos países de origem mas só recentemente tem sido exportado para outros países. Entretanto, as quantidades exportadas são tão pequenas, que os dados estatísticos são adicionados com outras frutas de menor importância comercial. Os mercados da Europa são abastecidos por países Asiáticos e os dos Estados Unidos por países da América Central.

O mangostão é utilizado principalmente como fruto fresco. A semente é comestível depois de fervida em água. O córtex do fruto contém tanino que é utilizado como tintura comercial.

O pó do córtex seco é também usado como adstringente em casos de disenteria e diarreia crónica. Uma infusão feita das folhas tem sido utilizada no tratamento de ferimentos.

A madeira do tronco é de cor castanha escura e tem sido usada na construção de mobílias. A sua forma simétrica e a cor brilhante das folhas, com um sistema radicular com poucas raízes laterais colocam-na como uma excelente opção para o paisagismo.

O mangostão é difícil de encontrar em Portugal. Diversas razões contribuem para tal. O fruto é perecível num curto es paço de tempo, especialmente se não conservado em condições adequadas e muito bem controladas. Ao longo do texto detalha-se o porquê.

Ao encontrar mangostão há que ter algum cuidado, pois não raras vezes o fruto já perdeu as qualidades e encontra-se em estado de não consumo. Para avaliar a sua maturidade, deve-se notar que a casca não está dura. Se o fruto for pressionado entre as 2 mãos, deve abrir ligeiramente com uma força moderada. Frutos que ultrapassaram a validade apresentam-se duros e com a casca rija.

Pretende-se com este site elucidar todos aqueles que cada vez mais se interessam por uma alimentação completa e restabelecedora do organismo.

Pelas suas qualidades o mangostão presta-se a um lugar muito nobre entre os melhores frutos mundiais. A todos os que não conhecem este fruto na sua origem, e que está cada vez mais disponível no nosso mercado, aqui podem encontrar muita informação sobre o porquê das suas extraordinárias qualidades.

Mangostão como um óptimo suplemento alimentar para a saúde.

5 Doenças fatais mais importantes da actualidade

1. Ataques cardíacos

2. Cancro

3. AVC, acidente vascular cerebral

4. Doenças dos pulmões

5. Diabetes

XANTONAS DO MANGOSTÃO

As xantonas são poderosos antioxidantes da família dos fitonutrientes. Pertencem ainda à classe dos bioflavonóides.

Até hoje foram descobertas cerca de 200 xantonas, 40 das quais estão presentes na fruta do mangostão. Elas foram descobertas inicialmente quando os cientistas tomaram por base os usos terapêuticos dos povos indígenas, e começaram a estudar o porquê destes efeitos do mangostão na saúde. Mais xantonas existem na natureza as quais se manifestam por exemplo no musgo e na casca de árvores.

Entre a actividade biológica, destaca-se a acção sobre uma série de enzimas importantes, como ciclooxigenases (COXs) e monoaminoxidases (MAO); actividade anti-microbial, anti-fúngica, anti-retroviral, anti-hipertensiva, anti-diabética, anti-inflamatória, antimalárica.

Alguns terapeutas naturais crêem que 90% da população sofre de alguma infecção intestinal por parte de parasitas, os quais nos roubam muita energia. Uma alimentação carnívora é mais propensa a originar parasitas. O sumo de mangostão é um estabilizador da digestão.

Ajudar a combater o cancro é apenas uma de entre as muitas propriedades que as xantonas proporcionam. Em adição, algumas xantonas, mostraram significativa actividade anti-microbiana. Foi cientificamente provado que as xantonas ajudam a diminuir os LDL (Low Density Lipoprotein – proteínas de baixa densidade), que é o mesmo que colesterol mau. Protege as LDL (colesterol) de entrar em contacto com os radicais livres, e portanto deixando-os não passíveis de oxidar e prenderem-se às paredes arteriais e causar arteriosclerose etc.

Tendo em conta o efeito anticancerigeno, anti-inflamatório, anti-microbial, e os efeitos de diminuição do colesterol por parte da xantonas encontradas no mangostão, note-se ainda uma amostragem dos restantes benefícios que a ciência investigou ou está em processo de investigação:

Anti-viral ۷

Ajuda a baixar a pressão sanguínea ۷

Ajuda a combater a fadiga ۷

Anti-depressivo ۷

Previne úlceras estomacais ۷

Ajuda no controlo do peso ۷

Anti-envelhecimento ۷

Combate a diarreia ۷

Protege o coração ۷

Poder analgésico - Reduz a dor generalizada ۷

Anti-parkinson ۷

Anti-Alzheimer ۷

Antipirético (Baixa a febre) ۷

Aumenta a imunidade às doenças ۷

Anti-alérgico ۷

Fungicida (Anti-fungos) ۷

Anti-parasita ۷

De facto, alguns terapeutas têm vindo a sugerir beber sumo de mangostão para alívio de pessoas que sofrem das seguintes doenças:

Infecções

Problemas de pele tais como psoriase, seborreia ou eczema

Problemas nas articulações e artrite

Demência

Ansiedade e depressão

Doenças crónicas

Síndrome de fadiga crónica

Úlceras

Diabetes

Cancro

ANTIOXIDANTES

Até à algum tempo as investigações médicas tinham por objectivo prevenir doenças. Os cientistas têm vindo a focar-se no papel dos nutrientes e sua respectiva influência na saúde. Em particular, as preocupações centram-se na redução do risco de doenças crónicas e degenerativas. Inúmeras investigações tem-se focado em nutrientes como a vitamina C, vitamina E, betacaroteno (precursor da vitamina A). Este nutrientes são designados por antioxidantes. Pensa-se que estes podem desempenhar um papel significativo na redução do risco de patologias crónicas pela capacidade de neutralizar os radicais livres.

Mais do que estes compostos, as xantonas revelaram muito recentemente possuírem capacidades antioxidantes muito mais intensas do que qualquer dos nutrientes tradicionalmente referidos como antioxidantes.

Faça a sua encomenda. Contacte-me.